Dificuldades para Gerenciar Áreas Específicas na Empresa

Tempo de leitura: 3 minutos

Qualquer organização se molda a partir da composição e interligação de todas as áreas de uma empresa.

Todas são importantes e relevantes para que os resultados sejam excelentes. Sem protelar é imprescindível que qualquer desvio seja avaliado, resolvido e redirecionado para o grande objetivo.

Você percebe suas dificuldades como gestor em alguma área específica? Como pretende resolver?

Este é o primeiro passo para encarar a proposta de reflexão deste artigo que somada à proposta de solução, poderá te orientar para a gestão eficiente de que necessitamos para:

  • Permanecer competitivo;
  • Clima organizacional motivado;
  • Equipe e clientes felizes;

E o mais importante de tudo: satisfação pessoal como líder gestor.

 

Busco desenvolvimento ou me acomodo?

Tudo é questão de atitude, parte do princípio do querer.

Ninguém é autossuficiente ao ponto de dominar cada área com exatidão e perícia, apesar das necessidades do mundo atual, mas capacidades gerenciais satisfatórias podem e devem ser desenvolvidas.

Considerando o tamanho da empresa, quando há várias lideranças assumindo departamentos, é vital a identificação do perfil para que seja conivente com o que se deseja em cada área.

Em empresas menores o gestor, muitas vezes o próprio proprietário, necessariamente se “auto-desenvolve”, aplica sua administração baseada em suas experiências natas e intrínsecas, fundamentais, mas muitas vezes não suficientes para permanecer competitivo em longo prazo.

Este é o momento de buscar ajuda com profissionais qualificados para “superar” dificuldades gerenciais específicas. Você só tem a ganhar, pois subsídios para:

  • Desenvolver autoconfiança;
  • Solidificar sua equipe;
  • Estabelecer o foco;
  • Identificar as melhores decisões;
  • Entregar produtos ou serviços excelentes para seus clientes;
  • Projeção para prazos maiores.

Além de muitas outras considerações, é o que qualquer organização deseja e necessita.

 

Singularidades em cada área

A competência multidisciplinar é a questão primordial para administrar com eficiência de forma generalizada, considerando as atividades específicas de cada área, poderá iniciar seu processo em busca dessa competência, através de:

  • Interação com cada ambiente organizacional e buscar todas as informações pertinentes a ele;

De várias formas a coleta de informações deverá ser feita, incluindo relatórios, reuniões, planilhas e outros.

  • Busca do conhecimento sobre a área, e nesse momento é de fato “aprender o que precisa ser feito”;

Aceitar a dificuldade é o principal erro de um gestor que deseja ser competente. Se não entende de cálculos, aprenda; se não entende de mídias digitais, aprenda e assim por diante.

  • Envolvimento com a equipe;

Lembre-se gerenciamento nos dias atuais é liderança participativa e que valoriza os talentos, para que sejam aproveitados e integralizados, com inteligência dentro do ambiente organizacional.

  • A prática revisada

Fazer o levantamento, aprender sobre, compartilhar com a equipe, e finalmente a prática, ou seja, assumir sua função de gestor.

  • As conquistas

Evidentemente que a prática exige confiança, por isso iniciei pelas pequenas coisas, como tarefas de curta duração, valorizando a participação da equipe.

Gradualmente o nível de confiança aumenta e poderá lançar voo, agora não mais rasante, mas alto e imponente.

Acredite tudo é desenvolvimento, todos têm a capacidade para aprender e aplicar este novo conhecimento. Permitir que as insuficiências dificultem a forma ideal de gerenciamento, é retrocesso.

 

 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *